Sites Grátis no Comunidades.net Criar um Site Grátis Fantástico

CIÊNCIAS - 5ª SÉRIE



Total de visitas: 258940
SISTEMA SOLAR ATUAL

Observação: A frase "Minha Velha..." era usada em algumas escolas
para as crianças decorarem a ordem dos planetas do Sistema Solar.






A partir de hoje, o Sistema Solar passa a ser composto por oito planetas, após a reunião da União Astronômica Internacional (IAU) que rebaixou Plutão à categoria de "planeta anão".

Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno são os planetas que giram em órbitas elípticas ao redor do Sol, estrela que dá nome ao Sistema.

Desde que foi descoberto pelo cientista americano Clyde Tombaugh, em 1930, Plutão era considerado o menor, mais frio e mais distante planeta do Sistema Solar. Estima-se que a temperatura superficial média do planeta chegue a 215 graus abaixo de zero.

Quando Plutão percorre sua própria órbita, que equivale a 247 anos, cinco meses e cinco dias terrestres, consegue penetrar na órbita de Netuno. Desta maneira, fica mais perto do Sol do que seu vizinho durante 20 anos.

Apenas a sonda Pioneer 10, da Nasa, lançada ao espaço em 1973, foi capaz de ultrapassar sua órbita, em 1993.

Em 19 de janeiro de 2006, a Nasa enviou o foguete Atlas 5, com a cápsula Novos Horizontes, para que analisasse Plutão. O foguete tem chegada prevista para 2015.

O planeta mais próximo do Sol é Mercúrio, cuja superfície é coberta de crateras. Devido à proximidade com o astro-rei, o planeta sofre grandes mudanças de temperatura, que oscilam entre 430 graus centígrados de dia e 180 graus abaixo de zero à noite.

Com um diâmetro 40% menor que o da Terra e 40% maior que o da Lua, Mercúrio passa a ser o menor planeta do Sistema Solar. Sua rotação é lenta, e o planeta não possui luas ou anéis.

O segundo planeta mais próximo do Sol é Vênus, que recebe o nome da deusa romana do amor e da beleza, e é o objeto mais brilhante do céu, depois da Lua e do Sol.

Sua atmosfera é composta principalmente por dióxido de carbono (96%) e nitrogênio (3%).

A Terra é o terceiro planeta mais próximo ao Sol, a uma distância média de quase 150 milhões de quilômetros. Seu diâmetro - 12.756 quilômetros - é pouco maior que o de Vênus e sua atmosfera é composta por nitrogênio (77%), oxigênio (21%) e outros compostos (2%), combinação de elementos que permite a existência de vida.

A órbita que o planeta descreve em relação ao Sol dura 365,256 dias, e a rotação completa sobre si mesma dura 23,9 horas. Seu único satélite é a Lua.

Marte, o quarto planeta do Sistema Solar, é o sétimo quanto a massa. O planeta recebe o nome do deus romano da guerra, e é conhecido como o "Planeta Vermelho". Possui dois satélites que o rodeiam, Phobos e Deimos.

Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar. Sua rotação tem alta velocidade: um dia dura 9 horas, 50 minutos e 24 segundos. É composto por hidrogênio e hélio e, por isso, seu estado é gasoso. O planeta não possui superfície sólida.

Júpiter se caracteriza por uma grande mancha avermelhada em sua atmosfera, devido a uma tempestade que já dura 300 anos. O planeta possui um sistema de anéis, e tem entre 16 e 60 luas, quatro delas descobertas em 1610 pelo astrônomo italiano Galileu Galilei: Io, Ganimedes, Calixto e Europa.

O sexto planeta é Saturno, conhecido por seus anéis. É o segundo maior planeta do sistema Solar e o menos denso. Gira a uma velocidade elevada, o que provoca o achatamento de seus pólos.

Saturno é, ao lado de Júpiter, o planeta do sistema solar com mais luas a seu redor (entre 17 e 31).

Urano, descoberto em 1781, tem uma coloração esverdeada devido à presença de metano em sua atmosfera. Conta com 27 satélites conhecidos e possui um eixo de rotação tão inclinado que chega a ter os pólos praticamente elípticos.

Netuno é, a partir de agora, o último planeta do sistema. Descoberto em 1846, é o terceiro maior planeta do Sistema Solar. A seu redor orbitam treze satélites. Assim como Urano, é esverdeado pela presença de metano em sua atmosfera.