Total de visitas: 259729
|
MATÉRIA E ENERGIA
OS ESTADOS DA MATÉRIA
A matéria pode ser encontrada na natureza de três maneiras diferentes. Ela pode ser encontrada nos estados sólido, líquido, gasoso, na forma de plasma e como um condensado de Bose-Einstein.
Por exemplo, o gelo nada mais é do que água no estado sólido. A água do mar está no estado líquido e o vapor de água no estado gasoso. O gás que está no interior da lâmpada fluorescente, passa para o estado de plasma quando ligamos o interruptor, e começa a emite luz. Para conseguir mudar o estado dos materiais, como a água por exemplo, basta a esquentarmos, esfriarmos, ou mudarmos a pressão do local onde ela se encontre. Mas isso é assunto para outra aula.
Vale lembrar ainda que o condensado de Bose-Einstein for experimentalmente confirmado somente na década de 90, e muita coisa ainda não se sabe sobre ele.
Os estados mais comuns da matéria
De todos os 5 estados citados acima, somente três serão vistos aqui com mais detalhes. São os 3 mais comuns na Terra. Veja as características de cada um deles:
Características macroscópicas (você pode vê-las ao olhar para o corpo)
- Sólidos - Sua forma é própria, ou seja, o corpo não é tão facilmente deformado, e seu volume é definido (dificilmente podemos fazer com que ele ocupe um espaço maior ou menor, como no caso dos gases).
- Líquidos - Sua forma não é própria, ou seja, ele terá a forma do recipiente onde for colocado, mas seu volume ainda é definido (dois litros continuam sendo dois litros, independente do formato do recipiente).
- Gasoso - Não possui nem forma própria e nem volume definido. Ocupa a forma do recipiente que o contém e possuirá o volume deste mesmo recipiente.
Características microscópicas (você não pode vê-las ao olhar para o corpo, somente se pudesse observar dentro da matéria)
Sólido - suas partículas estão fortemente ligadas e estão muito próximas umas das outras.
Líquido - suas partículas não estão tão ligadas e tão próximas umas das outras como no caso dos sólidos, mas existe ainda uma força de atração entre elas. Esta força não permite que as partículas do material se separem completamente.
Gasoso - neste caso a força de atração entre as partículas praticamente inexiste. Cada uma vai para onde quer no interior do recipiente que contém o gás. A distância entre elas fica então muito maior do que nos estados sólido e líquido.
|
|